É por meio da linguagem que nós influenciamos e somos influenciados! O tempo todo, criamos símbolos para comunicarmos o que desejamos, pensamos e sentimos. Linguagem é tudo isso – a maneira como nos expressamos.
E o mundo tem um oceano de linguagens, como a fala e a escrita. Mas, além desses 2 aspectos, elas não dependem necessariamente das palavras para ser uma forma de linguagem.
Por exemplo, você tem tatuagem? Ela comunica diversas coisas: amor, religião, tribo, sexo. Há uma infinidade de símbolos para ela. Ela á um tipo de linguagem!
É como a linguagem das roupas, dos acessórios, que influenciam tanto que fariam qualquer um de nós respeitar um fora-da-lei só porque está vestido de médico, de padre, de bombeiro. Somos textos ambulantes.
Parecido com a tattoo, vem o grafite, que é o recado do artista de rua para influenciar milhares de passantes; e está na rua também a pichação pra protestar, pra incomodar.
Os emojis, que você usa direto para enviar mensagem, podem alegrar ou aborrecer alguém – e servem também para você expressar esses sentimentos. Assim como os sinais de trânsito são entendidos por motoristas do mundo todo.
Bandeiras e distintivos unem e desunem nações, times, religiões, partidos políticos, por tudo o que eles comunicam. As cores influenciam com toda força a comunicação visual. Vai dizer que você não associa determinadas cores a marcas? Eu faço isso.
É isso: o importante é você sentir como a linguagem funciona em nós. Os símbolos, assim como as palavras, são poderosos.
Em meu curso EAD “Comunicação escrita: ferramenta para o sucesso”, comento referências que ilustram esse poder da língua.
[Veja também meu curso online Comunicação Escrita: ferramenta de sucesso]
Até mais,
Clara Jorgewich