Desde a mais tenra idade escolar, somos ensinados sobre as regras que garantem a lógica e a coerência das ideias que queremos transmitir por meio da comunicação escrita. Além das vogais, das sílabas, verbos entre outras coisas, aprendemos a pontuação em frases. Uau, você ainda se lembra disso?
Com o advento da comunicação rápida, parece que a pontuação caiu em desuso. Compreender como isso funciona não vale apenas para tirar nota dez nas avaliações de português. Saber pontuar corretamente uma oração é imprescindível para muitas situações, inclusive, para a carreira profissional.
Algumas profissões são baseadas na comunicação, tais como jornalismo, relações públicas e pedagogia, que exigem domínio absoluto da língua portuguesa. Mas ressalto aqui que profissionais de outras áreas também devem ser capazes de redigir um texto sem cometer erros de ortografia.
Afinal de conta, no dia a dia, é preciso trocar uma série de e-mails, produzir relatórios, elaborar comunicados entre outras obrigações que passam pelas letras. Além disso, na era digital, exercitamos a nossa escrita o tempo todo.
Dessa forma, evitar falhas gramaticais faz parte da conduta apropriada nesses canais. Saber escrever corretamente é fundamental para repassar uma mensagem com clareza.
Quer ver alguns exemplos?
Não tenha clemência!
Não, tenha clemência!
Na primeira oração, pede-se para que não haja clemência.
Com a vírgula, no segundo caso, o significado muda e passa a ser o oposto. Ou seja, uma súplica para que tenha piedade.
A pontuação incorreta ou a falta dela, portanto, é responsável por alterar completamente o sentido de uma frase.
Acompanhe as minhas redes sociais, lá dou diversas dicas sobre como escrever com clareza usando a língua portuguesa corretamente.
Você se lembra como usar os sinais de pontuação corretamente?
Desde a mais tenra idade escolar, somos ensinados sobre as regras que garantem a lógica e a coerência das ideias que queremos transmitir por meio da comunicação escrita. Além das vogais, das sílabas, verbos entre outras coisas, aprendemos a pontuação em frases. Uau, você ainda se lembra disso? Com o advento da comunicação rápida, parece […]