Como explicar que alguém não consiga escrever bem, em português, se fala essa língua desde criancinha, se estudou nosso idioma por mais de uma década na escola, se tem ou terá nível superior, MBA, doutorado, e talvez até domine outras línguas?
Em primeiro lugar, é preciso reconhecer que um mau começo pode explicar a dificuldade de tantos para escrever. Quem viveu os tempos escolares decorando coisas que reduzem a nossa língua a um mero conjunto de normas sem sentido, para as quais não via (e não vê) aplicação na vida real, passar de ano letivo era a inútil razão de viver.
Questionário do insucesso
- Suas aulas eram chatas, desmotivantes?
- Você não sabe como aplicar, na vida, o que aprendeu na escola?
- Você estudou só para passar de ano escolar, e depois esqueceu tudo?
- Você decorava as regras gramaticais, mas pouco entendia?
- Você lia pouco e, por isso, seu vocabulário é reduzido?
- Você não memorizou estruturas de frases e nem a ortografia?
Mas como explicar quem teve boa base escolar e também escreve sem clareza?
É que uma boa base escolar nem sempre vacina contra a parte mais difícil do processo de escrever, que é colocar no papel, com clareza, com objetividade e emoção, as ideias que estão na nossa mente.
A boa notícia é que construir com segurança a ponte entre a mente e o papel se conquista com treino.
Comece a ler bons textos prestando atenção na forma como estão estruturados, como as frases são construídas, como são feitas as conexões lógicas. Memorize a ortografia. Aprenda e passe a usar palavras novas! Reescreva seus próprios textos e os dos outros até que fiquem claros. Faça isso todo dia, nem que seja só uma vez; mas faça os todos dias. Essas são algumas dicas que você pode pôr em prática agora mesmo.
Com essa prática diária, você vai começar a desempenhar muito melhor os inúmeros papéis que a vida cobra o tempo todo, por escrito, qualquer que seja a sua profissão.
Assim como praticar atividades físicas, por 30 minutos por dia, traz enormes benefícios para sua saúde, o benefício de escrever bem é um patrimônio que você vai alcançar praticando.
Uma excelente forma de fazer a sua Comunicação Escrita entrar em forma é por meio do Curso Comunicação Escrita: Ferramenta de Sucesso que ofereço online (EAD), no meu auditório, na sua empresa (in company) e na Fundação Vanzolini, em São Paulo.
Nele, vamos juntos descomplicar conceitos do tempo do colégio, para você entender como conectá-los com seus escritos de hoje. Este é um curso de escrita aplicada e imediata. Não é preciso esperar até o fim do curso para aplicar o que aprende. Assista à aula gratuita.
Por Clara Jorgewich