Você escreve, escreve e apaga. Novamente tenta porque viu que o texto ficou bagunçado. As ideias não estão se conectando; mas você não desiste porque seu chefe está cobrando, e colocar no papel é urgente.
Tudo bem… muitas pessoas passam por essa situação. Por isso, resolvi escrever uma série de artigos sobre CONECTORES. No primeiro deles, eu explico como conectar ideias e, no decorrer de fevereiro, vou trazer os 4 tipos mais importantes.
É importante lembrar…
Que, antes de mais nada, um texto é formado pelo objetivo principal – aquele que faz você parar tudo para escrever –, mais as ideias secundárias, responsáveis por ampliar e explicar esse objetivo. Mas passar tudo isso para o papel é que são elas! ‘Costurar’ bem as ideias é a alma do negócio. Os CONECTORES resolvem boa parte dessa questão. Vamos começar por 1 deles: a conexão por REFERÊNCIA.
Conecte por referência
Este mecanismo retoma uma ideia evitando repetições desnecessárias. Quando bem usado, dá clareza e objetividade aos seus comunicados. Na conexão por referência, usamos pronomes para apontar uma informação que já foi referida antes, ou para anunciar uma informação que virá adiante.
Mas como usar bem os pronomes?
Existem diversos tipos de pronomes; mas, por definição, são palavras que substituem um nome. Você tira um nome da frase, e o substitui por outra palavra, como neste exemplo:
Ramón foi abandonado por Alessandra; mas ele continua apaixonado por ela.
Mentalize: sem usar os pronomes ‘ele’ e ‘ela’ para retomar os nomes ‘Ramón’ e ‘Alessandra’, a leitura dessa frase ficaria repetitiva e muito cansativa.
A segunda frase se conecta à primeira pelos pronomes ele e ela, que não deixam dúvida no leitor de quais são os nomes a que se referem. Com isso, a mensagem ganha exatidão.
Os pronomes são poderosos! Vale a pena investir nos mais variados que a língua oferece para tornar os seus comunicados mais claros e objetivos.
Nos vemos nas próximas semanas, com mais 3 dicas importantes.
[Veja também meu curso online Comunicação Escrita: ferramenta de sucesso]
Até o próximo texto,