Para os que vivem conectados as 24 horas do dia, irmanados pela tecnologia que avança sem cessar, pode parecer que escrever tenha saído da moda. Na realidade, passamos a maior parte desse tempo online escrevendo ou lendo textos que alguém escreveu.
Nossos ancestrais deixaram recados nas paredes das cavernas provando que escrever é tradição na sociedade dos homens há milênios. Hoje, a escrita evoluiu a ponto de ocupar o lugar mais alto na cadeia tecnológica que move a rede mundial; por isso, a humanidade nunca escreveu tanto!
Por meio da escrita conquistamos, convencemos, opinamos, vendemos, compramos, ensinamos, aprendemos e até brigamos. Assim, milhões de mensagens são disparadas diariamente dos computadores nas corporações endereçadas ao público interno, a clientes, fornecedores, acionistas, sindicatos, bancos e até ao governo.
O problema
Como você pode ver, escrever não saiu de moda de jeito nenhum!
Mas é com muita frequência que esse gigantesco volume de comunicados é mal compreendido, pois é mal escrito. O resultado são os indesejáveis frutos do desperdício de tempo e de dinheiro, dos constrangimentos, das perdas de negócios e, no limite, das amargas demissões.
Para minimizar tantos riscos, as empresas incluem em seus processos seletivos testes de interpretação e de redação; destacam-se os candidatos que se expressam com clareza, seja por escrito ou falando.
[ Veja também a Importância da Comunicaçao Eficaz nas Organizações ]
Mas se as empresas sofrem com as consequências de textos mal escritos, sofre também quem os escreve! Afinal, uma opinião mal escrita tende a ser vista como a opinião de um desinformado ferindo sua confiabilidade e sua autoridade.
A solução
A boa notícia é que, para superar falhas de escrita, o caminho é fazer o que todo mundo faz quando quer dominar um novo software, operar planilhas avançadas, ou melhorar o inglês: um treinamento!
Na hora da escolha, mais vale optar por um curso de atualização que mostre na prática como usar a nossa língua portuguesa por meio de exemplos e de exercícios que representem o cotidiano de quem quer escrever melhor.
Infelizmente, há profissionais de todas as áreas que acham que reciclar seus conhecimentos de português é pura perda de tempo e de dinheiro, sem contar os que sentem vergonha.
Pare agora mesmo de se questionar se você escreve bem!
Escrever com mais qualidade a língua que falamos é um desejo e uma necessidade de quem almeja maiores oportunidades profissionais e pessoais. Escrever bem está na moda!
Faça uma aula gratuita do meu curso e me diga o que achou. Valorizo a sua opinião.
Por Clara Jorgewich