Como começar a escrever um livro em 4 semanas

Já pensou em escrever um livro, em 30 dias? Muitas vezes, o que falta é apenas aquele empurrãozinho para começar, não é mesmo? O National Novel Writing Month, apelidado carinhosamente de NaNoWriMo ou NaNo, é uma iniciativa coletiva para fazer com que você, que quer escrever seu livro, cole na cadeira e produza escrita criativa […]

Já pensou em escrever um livro, em 30 dias?

Muitas vezes, o que falta é apenas aquele empurrãozinho para começar, não é mesmo?

O National Novel Writing Month, apelidado carinhosamente de NaNoWriMo ou NaNo, é uma iniciativa coletiva para fazer com que você, que quer escrever seu livro, cole na cadeira e produza escrita criativa focada, ao longo de um mês.

Como acontece todos os anos, no dia 1º de novembro, todos os participantes começarão a trabalhar para atingir o objetivo de escrever um texto literário com 50 mil palavras, até as 23h59 do dia 30 de novembro.

São, em média, 1.667 palavras por dia que, ao final, resultarão em cerca de 175 páginas!

A participação é livre, e não há restrições quanto a gênero, tema, idioma ou estrutura da obra. Só precisa ser uma ficção.

O NaNo, que começou nos Estados Unidos, em 1999, é para todos aqueles que sempre deixam para depois a escrita de um bom texto literário.

Apesar de o desafio focar muito mais na quantidade do que na qualidade, ele é uma boa forma de começar. Por isso, em novembro vai surgir no papel aquela história que você sempre quis contar, ou até mesmo aqueles pensamentos que você deseja expressar. A única preocupação é: escrever, escrever, escrever.

Para alcançar essa meta, que é bem ousada para quem tem a agenda lotada de compromissos profissionais e pessoais, disciplina e planejamento são essenciais!

Planejar o que você vai escrever evita bloqueios, e ajuda a manter o foco apenas na escrita, durante os 30 dias. O ideal é ter claro, desde o começo, como é o livro que você pretende escrever para não gastar tempo tentando encontrar o rumo.

 

Você não está só!

Em 2017, 396.507 pessoas participaram do NaNoWriMo, e mais de 58 mil pessoas chegaram ao final, com as 50.000 palavras.

O NaNo tem um fórum para que os escritores possam interagir. Nele, são publicados micro desafios para estimular as ideias dos participantes. Já existe uma organização no Brasil (e uma comunidade) para apoiar você nessa bela jornada!

 

E depois?

Novembro é só o começo!

Uma vez que as 50 mil palavras passaram da sua mente para o papel, é hora de reler e refletir. As revisões, adaptações e reescritas serão o próximo passo. Mas deixe para se preocupar com isso apenas nos meses seguintes.

A chave para chegar lá é ter consciência de que seu livro não estará pronto para publicação ao final do desafio. Os próprios idealizadores do projeto alertam que tal chance é ínfima! Afinal, até mesmo os grandes escritores reescrevem e revisam seus trabalhos dezenas, centenas de vezes antes de publicá-los. O importante, nessa primeira fase, é colocar as suas ideias no papel para que elas não fujam, e já comecem a tomar forma.

 

Inspire-se! Estes livros começaram a ser escritos durante o NaNoWriMo!

 

Limbo, do brasileiro Thiago D’Evecque.

O Circo da Noite, de Erin Morgenstern, foi escrito em 3 novembros.

Água para Elefantes, de Sara Gruen, teve tanto sucesso que foi adaptado para filme.

Fangirl, de Rainbow Rowell. Apesar de já ter publicado outros livros antes, Rowell estava bem cética sobre escrever um livro em 30 dias. Mas decidiu tentar e acabou produzindo boa parte do livro durante o evento.

Silo, de Hugh Howey. O livro já possui mais 2 sequências (“Ordem” e “Legado”). O autor afirma que o NaNoWriMo foi a melhor coisa que aconteceu a ele enquanto escritor.

Cinder, Scarlett e Cress, de Marissa Meyer. Sim! 3 livros da série “Crônicas Lunares” foram escritos durante o evento.

 

Você tem uma ideia? Então inscreva-se no NaNo!

 

Para saber mais:

National Novel Writing Month: site oficial do evento (em inglês).

Como participar do NaNoWriMo

Como consegui escrever um livro em 4 semanas: relato de Diego Schutt, autor do Ficção em Tópicos e participante da edição de 2010 do NaNoWriMo.

NaNoWriMo: O que eu aprendi sobre ser escritor? relato de Bruno Cobbi, autor do Aprendiz de Escritor e editor na Terracota Editora.

NaNoWriMo: 30 dias para escrever um livro: T.K. Pereira explica o desafio.

NaNoWriMo por Sara Farinha: a escritora lisboeta tem grande experiência e já escreveu vários posts sobre o evento. Confira suas preciosas dicas.

[Veja também meu curso online Comunicação Escrita: ferramenta de sucesso]

Blog da Escrita

O poder de uma simples vírgula

A vírgula não é uma pausa para deixar o leitor respirar, nem é confete que se joga no texto, e caia onde cair! A vírgula é um sinal poderoso e fundamental para dar sentido ao que queremos comunicar, para conectar as nossas ideias. Só que ela é mal compreendida e, por isso, é mal-usada. Mas, […]

Leia Mais

Você se lembra como usar os sinais de pontuação corretamente?

Desde a mais tenra idade escolar, somos ensinados sobre as regras que garantem a lógica e a coerência das ideias que queremos transmitir por meio da comunicação escrita. Além das vogais, das sílabas, verbos entre outras coisas, aprendemos a pontuação em frases. Uau, você ainda se lembra disso? Com o advento da comunicação rápida, parece […]

Leia Mais

Escrever para convencer, para conquistar

Você já parou para pensar que estamos passando cada vez mais tempo conectados? Pois é! Confinados dentro de casa, passamos a maior parte do tempo online escrevendo ou lendo textos que alguém escreveu. Há algum tempo ouvi dizer que escrever estava fora de moda, mas esta forma de comunicação evoluiu tanto que hoje ocupa o […]

Leia Mais

Você sabia que advogado é a profissão que mais cresce no mundo?

Como você já deve ter percebido, eu sou muito curiosa. Navegando pela internet, descobri que uma das profissões que mais crescem em todo o planeta é a do advogado. E o Brasil concentra a maior quantidade deles! São quase 200 novos bacharéis por dia. É uma concorrência brutal na disputa por trabalho. Então, pensei em […]

Leia Mais

Machado de Assis era negro!

Os movimentos antirracistas me inspiraram a render honrarias a um menino pobre e preto, nascido em 21 de junho 1839, em um morro do Rio de Janeiro. Esse filho de pai negro e mãe branca é – quem diria! –  Machado de Assis, fundador da Academia Brasileira de Letras. Mas em sociedades racistas, figuras de […]

Leia Mais

Língua é poder: conheça linguagens sem palavras

É por meio da linguagem que nós influenciamos e somos influenciados! O tempo todo, criamos símbolos para comunicarmos o que desejamos, pensamos e sentimos. Linguagem é tudo isso – a maneira como nos expressamos. E o mundo tem um oceano de linguagens, como a fala e a escrita. Mas, além desses 2 aspectos, elas não […]

Leia Mais

Conheça meu curso EAD : “Comunicação escrita: ferramenta de sucesso”

Como muitos já sabem, em maio vou lançar o meu curso EAD sobre como escrever no mundo profissional. Ele tem o objetivo de ajudar você a progredir em sua carreira e em sua vida pessoal por meio de aulas rápidas, práticas e relevantes. Cursos à distância têm se tornado cada vez mais comuns para quem […]

Leia Mais

Como costurar ideias: faça conexões sequenciais

No artigo anterior, expliquei como podemos costurar ideias por referência. Nele, você aprendeu a substituir nomes por pronomes. Para dar continuidade à série de conexões, hoje vou ensinar a conexão sequencial. Para recordarmos… Sempre que você quiser retomar a ideia principal do seu comunicado, lembre-se de utilizar conectores. Eles facilitam – e muito! – a […]

Leia Mais

Como costurar ideias: conecte por referência

Você escreve, escreve e apaga. Novamente tenta porque viu que o texto ficou bagunçado. As ideias não estão se conectando; mas você não desiste porque seu chefe está cobrando, e colocar no papel é urgente. Tudo bem… muitas pessoas passam por essa situação. Por isso, resolvi escrever uma série de artigos sobre CONECTORES. No primeiro […]

Leia Mais