fbpx

Você sabe quais são as qualidades de um bom texto?

Nunca, em toda a história da humanidade, se escreveu tanto! Você já parou para pensar nisso?   Saber comunicar-se bem no trabalho traz benefícios rápidos e duradouros para a carreira de qualquer profissional! Afinal, é com a língua escrita que nós nos comunicamos a todo instante com nossos pares, nossos superiores, nossos clientes, amigos e […]

Nunca, em toda a história da humanidade, se escreveu tanto!

Você já parou para pensar nisso?

 

Saber comunicar-se bem no trabalho traz benefícios rápidos e duradouros para a carreira de qualquer profissional! Afinal, é com a língua escrita que nós nos comunicamos a todo instante com nossos pares, nossos superiores, nossos clientes, amigos e o mundo.

não há texto melhor do que aquele que é compreendido de primeira: leu, entendeu! É por isso que Clareza é a qualidade mais importante de um texto.

Textos fáceis de entender poupam seu leitor de ficar lendo e relendo a mesma coisa até ele entender o que você quer dizer.

E para conseguir Clareza, seu texto deve ser coerentecoesoinformativo e conciso. Preste atenção nos próximos aspectos e melhore desde já a qualidade dos seus escritos.

Coerência

Coerência é pensar com lógica aquilo que você quer escrever.

Sabendo que textos nascem na sua mente, e não no papel, pensar antes com lógica, em sequência, com progressão de ideias, e sem contradição, é o primeiro passo!

Veja o que aconteceu neste aviso na porta do restaurante:

ATENÇÃO!

NÃO É PERMITIDO COMER DUAS PESSOAS NO MESMO PRATO.

A DIREÇÃO

O dono do restaurante pensou uma coisa, mas escreveu outra: o recado dele ficou ambíguo por falta de coerência, por falta de lógica.

Além de fazer rir, o aviso sem clareza deixa o consumidor livre para “comer três, ou mais ‘pessoas’ no mesmo prato”.

Uma solução: Não é permitido compartilhar o mesmo prato.

 

Coesão

Coesão é escrever com lógica. É articular as diferentes peças do quebra-cabeça da escrita – palavras, períodos, parágrafos – usando os mecanismos que a língua oferece: conjunções, pronomes, preposições e outros, para que seu texto tenha exatamente o sentido que você pensou, e não seja um amontoado de frases sem lógica.

[ Leia o artigo “Como Conectar Ideias” para saber mais]

Veja o que aconteceu no lançamento deste cosmético:

A linha Piel foi desenvolvida pensando nas necessidades da pele, no qual são necessários cuidados com relação à textura, que facilita a massagem, fragrância suave, sem corantes, sem deixar a sua pele oleosa. 

Este amontoado de ideias não consegue descrever o novo produto lançado por uma indústria farmacêutica, por falta de coesão.

Uma solução:  

A linha Piel foi desenvolvida para atender as necessidades da sua pele.  

Por sua textura delicada, Piel é ideal para massagear a pele, deixando-a macia, suavemente perfumada e sem oleosidade. 

Fique alerta: coesão e coerência são coisas diferentes, de modo que um texto coeso pode ser incoerente!

Novamente, para fixar: – A coerência trata da articulação mais profunda da mensagem, na mente: é pensar com lógica; – Já, a coesão, faz a articulação dos elementos textuais; ou seja, coloca a ideia no papel com lógica.

 

Informatividade

Informatividade é comunicar novas ideias ao seu leitor.

Um texto com pouca informação, repetitiva, sem novidade, desorienta e irrita seu leitor. Por isso, informar é atrair a atenção dele.

É necessário colocar-se no lugar do seu público, e entender o que ele deve saber e, o que, de fato, ele ainda não sabe.

Veja quantas informações esta redação tem:

A elevada disseminação de Fake News é a responsável pela perda de credibilidade vivenciada pelos jornalistas na era da pós-verdade. A falta de confiança no jornalismo é dada através das inúmeras notícias com conteúdo falso que a sociedade convive diariamente.

Cheia de palavras, a introdução da redação deste candidato a vestibular contém uma única informação: a de que as Fake News ameaçam a credibilidade dos jornalistas.

 

Concisão

Concisão é comunicar o necessário com o mínimo de palavras.

Acabe com o hábito de inchar seus textos que, no fim, dizem pouco, ou nada. Passe a tesoura, sem dó, mas sem abrir mão da clareza.

Veja este exemplo sem concisão:

Prezados vizinhos,

a academia precisará ser fechada para reparos entre os dias 21 e 23 de maio (2ª a 4ª feira).

Há uma infiltração que precisa ser remediada e não haverá condições adequadas para a prática esportiva no período.

Atenciosamente,

O. Silva

Por que usar três verbos (precisará ser fechada) (precisa ser remediada) para comunicar uma ação só?

Para que explicar o óbvio? (não haverá condições adequadas para a prática esportiva no período).

Uma solução:

Prezados vizinhos,

a academia ficará fechada de 21 a 23/5 – 2ª a 4ª feiras – para conserto de uma infiltração.

Ela será reaberta no dia 24/5.

Atenciosamente,  

Dica: deixe seu texto de lado, ‘repousando’ por alguns minutos. Depois, releia o que escreveu, e corte tudo o que estiver demais.

Descubra aqui se você é conciso.

Neste blog, não quero aprofundar os conceitos técnicos gramaticais. Minha intenção é justamente simplificar, para que você compreenda e possa usar a língua desde já. Fiz um vídeo para resumir tudo. Assista:

Caso você queira ler mais, aqui estão alguns links sobre cada um dos temas.

Coesão e Coerência | Coesão | CoerênciaInformatividade Concisão 

Quer saber mais ou por em prática esses e muitos outros aprendizados? Conheça meu curso online Comunicação Escrita: ferramenta de sucesso.

Abraço da Profª Clara

Blog da Escrita

Machado de Assis era negro!

Os movimentos antirracistas me inspiraram a render honrarias a um menino pobre e preto, nascido em 21 de junho 1839, em um morro do Rio de Janeiro. Esse filho de pai negro e mãe branca é – quem diria! –  Machado de Assis, fundador da Academia Brasileira de Letras. Mas em sociedades racistas, figuras de […]

Leia Mais

Língua é poder: conheça linguagens sem palavras

É por meio da linguagem que nós influenciamos e somos influenciados! O tempo todo, criamos símbolos para comunicarmos o que desejamos, pensamos e sentimos. Linguagem é tudo isso – a maneira como nos expressamos.   E o mundo tem um oceano de linguagens, como a fala e a escrita. Mas, além desses 2 aspectos, elas […]

Leia Mais

Conheça meu curso EAD : “Comunicação escrita: ferramenta de sucesso”

Como muitos já sabem, em maio vou lançar o meu curso EAD sobre como escrever no mundo profissional. Ele tem o objetivo de ajudar você a progredir em sua carreira e em sua vida pessoal por meio de aulas rápidas, práticas e relevantes. Cursos à distância têm se tornado cada vez mais comuns para quem […]

Leia Mais

Como costurar ideias: faça conexões sequenciais

No artigo anterior, expliquei como podemos costurar ideias por referência. Nele, você aprendeu a substituir nomes por pronomes. Para dar continuidade à série de conexões, hoje vou ensinar a conexão sequencial. Para recordarmos… Sempre que você quiser retomar a ideia principal do seu comunicado, lembre-se de utilizar conectores. Eles facilitam – e muito! – a […]

Leia Mais

Como costurar ideias: conecte por referência

Você escreve, escreve e apaga. Novamente tenta porque viu que o texto ficou bagunçado. As ideias não estão se conectando; mas você não desiste porque seu chefe está cobrando, e colocar no papel é urgente. Tudo bem… muitas pessoas passam por essa situação. Por isso, resolvi escrever uma série de artigos sobre CONECTORES. No primeiro […]

Leia Mais

Como tirar o melhor proveito do imperativo?

Você se sente pisando em ovos na hora de dar uma ordem por escrito, especialmente para pessoas que ocupam um lugar superior ao seu, no trabalho ou na sociedade? A maioria dos brasileiros sim! É uma questão cultural.   Não gostamos de dar e nem de receber ordens, ainda mais se for por escrito. Muitas […]

Leia Mais

Como conectar ideias

Tudo o que você escreve é uma história. Uma história que você conta para uma, ou para muitas pessoas. Pode ser um comunicado, um relatório cheio de números, um processo judicial, ou a fábula dos 3 porquinhos. Para que as suas histórias sejam bem entendidas, tenha em mente que a escrita é uma sequência de […]

Leia Mais

Como saber se escrevo com clareza

Você já escreveu algum e-mail e, logo em seguida, alguém veio perguntar o que aquele ‘textão’ queria dizer? Ou já demoraram muito para te dar um retorno porque não entenderam absolutamente nada do que você escreveu? É comum a resposta ser SIM para uma dessas perguntas. Nesta era, em que e-mails e mensagens de textos […]

Leia Mais

Como transformar uma ideia em escrita

Quando você recebe um comunicado, vai logo procurando o recado que o autor quer passar, pois você precisa captar a mensagem dele e decidir o que fazer com ela; até deletar, se for o caso. Quanto mais fácil de ler, mais rápido você segue a vida. No post de hoje, vou explicar como construir a […]

Leia Mais